segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Trabalho de Tecnologia Educacional.




O INCRíVEL MUNDO DA TELEVISÃO E SEUS AVANÇOS.




AS PRIMEIRAS TRANSMISSÕES

As transmissões por ondas eletromagnéticas, ou seja, por ondas de rádio, as quais chamamos de radiotransmissão, possibilitaram, primeiramente, as transmissões de voz, posteriormente de imagens e nos dias de hoje as transmissões de dados.
Em 1893, no Brasil, ocorre a primeira radiotransmissão da qual se tem notícia.
O padre gaúcho Roberto Landell de Moura realiza, na cidade de São Paulo, do alto da Avenida Paulista para o alto do Bairro de Santana, as primeiras transmissões sem fio, com aparelhos de sua invenção, numa distância aproximada de oito quilômetros, em linha reta, entre o aparelho transmissor e o receptor. Esse acontecimento foi presenciado, inclusive, pelo então Cônsul Britânico em São Paulo, Sr. Lupton. Somente um ano depois, Marconi inicia as suas experiências de radiotransmissão.

História da Televisão no Brasil

A televisão no Brasil começou em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi. Desde então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira. A TV Digital no Brasil teve início as 20h30min do dia 2 de dezembro de 2007, inicialmente na cidade de São Paulo, pelo padrão SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), o mais completo e avançado do mundo.
Como padre, Landell encontra sérias dificuldades perante a Igreja, que não vê com bons olhos seus inventos e é considerado louco por suas idéias, inclusive, por pessoas ligadas ao governo.



  

Em 1904, o Padre Landell começa a criar o projeto de transmissão de imagens a distância, ou seja, a Televisão.
Talvez isso tenha sido o fator definitivo, juntamente com seu discurso, de que seus inventos pudessem transmitir seus sinais não só entre distâncias na mesma cidade, no mesmo país, mas ultrapassar oceanos e até mesmo possibilitar a comunicação entre planetas.
O "grande prêmio" que recebe é a destruição de seu laboratório por fanáticos religiosos, na cidade de Campinas, São Paulo.
Landell deixou registradas patentes nos Estados Unidos:

 
  • Transmissor de Ondas - outubro de 1904
  • Telégrafo sem fio - novembro de 1904
  • Telefone sem fio - novembro de 1904
 




INÍCIO DAS TRANSMISSÕES DE IMAGENS 

A idéia de trabalhar com imagens está ligada a história da civilização. Já nos tempos primitivos, o homem deixava suas impressões em forma de desenhos para que gerações posteriores pudessem aprender ou os reverenciar. Ainda hoje, é através deles que conseguimos criar teorias sobre como era a vida naquela época. Claro que as civilizações primitivas trabalhavam em seus desenhos, representando uma realidade que incluía muita emoção, como por exemplo: caçadas a animais gigantes como forma de representar a bravura do próprio. Com o desenvolvimento das técnicas, a pintura passou a reproduzir quase em tom fiel as imagens de sua época, mas não perdeu a dose de emoção; como, fazer com que os reis fossem mais majestosos do que eram, assim como rainhas, princesas e mulheres serem mais bonitas.
A fotografia fez com que a realidade fosse impressa com um tom maior de fidelidade. Os retoques, os ângulos, a luz influenciavam e ainda influenciam no resultado final, assim como hoje contamos com a ajuda dos computadores que manipulam as fotos.
                                             
O cinema deu vida aos quadros parados e ficamos mais próximos da reprodução da realidade. Mas por outro lado, também proporcionou-nos ilusões que tornavam-se possíveis diante de nossos olhos, através de efeitos. Essas fantasias ficaram tão próximas de serem uma realidade que transformou o cinema numa indústria de ilusões.
 A televisão também herdou algumas características do cinema, mas sua proximidade com o tempo presente, sua praticidade de estar dentro de um lar, deram possibilidades a tornar esse, o meio mais poderoso de transmissão de informações, idéias e ideais. Não podemos dizer que a televisão não cumpre seu papel social, cumpre e às vezes mais eficiente que qualquer outro, mas quando está em jogo interesses políticos e comerciais, ela consegue modificar os fatos na opinião popular.

A história da televisão deve-se a grandes matemáticos e físicos, pertencentes às ciências exatas que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo. Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens a distância e foi com o invento de Alexander Bain, em 1842, que obteve-se a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), atualmente conhecido como fax.


JAKOB BERZELIUS
Em 1817, o químico sueco Jakob Berzelius descobriu o Selênio, mas só 56 anos depois, em 1873, que o inglês Willoughby Smith comprovou que o Selênio possuía a propriedade de transformar energia luminosa em energia elétrica. Através desta descoberta pôde-se formular a transmissão de imagens por meio de corrente elétrica.
Em 1892, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoelétrica. Em 1906, Arbwehnelt desenvolveu um sistema de televisão por raios catódicos, sendo que o mesmo ocorreria na Rússia por Boris Rosing. O sistema empregava a exploração mecânica de espelhos somada ao tubo de raios catódicos.
Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através do sistema mecânico baseado no invento de Nipkow.
Quatro anos depois, em 1924, Baird transmitiu contornos de objetos a distância e no ano seguinte, fisionomias de pessoas. Já em 1926, Baird fez a primeira demonstração no Royal Institution em Londres para a comunidade científica e logo após assinou contrato com a BBC para transmissões experimentais. O padrão de definição possuía 30 linhas e era mecânico.


 WLADIMIR ZORYKIN
 Nesse período, em 1923, o russo Wladimir Zworykin patenteou o iconoscópio, invento que utilizava tubos de raios catódicos. Em 1927, também Philo Farnsworth patenteou um sistema dissecador de imagens por raios catódicos, mas com nível de resolução não satisfatório. Zworykin foi convidado pela RCA a encabeçar a equipe que produziria o primeiro tubo de televisão, chamado orticon, que passou a ser produzido em escala industrial a partir de 1945.
Em março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha, e em novembro na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor.
Em 1936, Londres utiliza imagens com definição de 405 linhas e inaugura-se a estação regular da BBC. No ano seguinte, três câmeras eletrônicas transmitem a cerimônia da Coroação de Jorge VI, com cerca de cinqüenta mil telespectadores.



A televisão no Brasil começou em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi. Desde então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira. A TV Digital no Brasil teve início as 20h30min do dia 2 de dezembro de 2007, inicialmente na cidade de São Paulo, pelo padrão SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), o mais completo e avançado do mundo.


Nos anos 1950, a TV teve no Brasil um caráter de aventura, sendo os primeiros anos marcados pela aprendizagem, com improvisos ao vivo (não havia ainda o videotape). O alto custo do aparelho televisor - que era importado - restringia o seu acesso às classes mais abastadas. Os recursos técnicos eram primários, dispondo as emissoras apenas do suficiente para manter as estações no ar.

 Assis Chateaubriand.Assis Chateaubriand queria aumentar seu conglomerado de mídia Diários Associados, e para isso, resolveu trazer a televisão para o Brasil. Como na época o equipamento não era produzido no país, toda a aparelhagem teve de ser trazida dos Estados Unidos
Junto aos seus funcionários, foi buscar todos os equipamentos que chegaram por navio no porto de Santos no dia 25 de março de 1950, no litoral do estado de São Paulo. Os equipamentos eram todos encomendados da Radio Corporation of America (RCA). Antes disso, já havia realizado uma pré-estréia com uma apresentação do Frei José Mojica, um padre cantor mexicano. As imagens geradas não passaram do saguão do prédio dos seus Diários Associados, que possuía alguns aparelhos de televisão instalados.

 Em 10 de setembro, é realizada uma transmissão pela TV Tupi ainda em sua fase experimental. O conteúdo exibido era um filme onde o ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas relatava seu retorno à vida política.

 Então, no dia 18 de setembro de 1950,[1] Assis realiza seu grande sonho: coloca no ar oficialmente a TV Tupi canal 3 de São Paulo, PRF-3 TV. O transmissor de televisão comprado da RCA foi colocado no topo do prédio Banco do Estado de São Paulo. As imagens são geradas a partir de um estúdio localizado na Rua 7 de Abril, no centro da cidade. Uma célebre frase é dita por uma jovem criança de 5 anos de idade: "está no ar a televisão no Brasil". O logotipo do canal era um pequeno índio, e a garota estava vestida a caráter.

 Na época a programação era improvisada e gerada completamente ao vivo. Os imprevistos ocorriam freqüentemente; somente na inauguração do canal uma câmera importada estragou poucas horas antes de entrar no ar, e todo o programa foi feito com somente uma câmera. Como não haviam televisores ainda em São Paulo e nem outro lugar do país, Chateaubriand espalhou 200 aparelhos em lugares "estratégicos" da cidade de São Paulo.

Hebe Camargo, uma das pioneiras na televisão Brasileira.Conta-se que estes aparelhos, importados, não conseguiriam chegar ao país no dia da primeira transmissão por problemas alfandegários. Sabendo disso, Chateaubriand utilizou de sua influência, que atingia diversos âmbitos, e antecipou a chegada destes aparelhos. 
O primeiro programa criado especialmente para a televisão foi TV na Taba, cuja apresentação ficava a cargo de Homero Silva. Além dele, Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, o balé de Lia Aguiar, Vadeco, Ivon Cury, Wilma Bentivegna, Aurélio Campos, o jogador Baltazar, a orquestra de George Henri e a poetisa Rosalina Coelho Lisboa também participavam. 
A TV Tupi também foi a primeira a produzir e veicular um telejornal no Brasil. Imagens do Dia foi ao ar em 19 de setembro sem horário fixo, geralmente indo ao ar às 21:30 ou 22:00. As matérias eram filmadas com película de 16 milímetros e muitas vezes tinham de ser revelados e levados de avião para São Paulo ou Rio de Janeiro, quase sempre chegando em cima da hora. 
A televisão continuava com audiência não muito significativa, pois todos os televisores tinham de ser importados. Mesmo assim, Chateaubriand conseguiu vender um ano de espaço publicitário para algumas empresas. 
O primeiro teleteatro estréia em novembro daquele ano. A Vida por um Fio (baseado no norte-americano Sorry, Wrong Number) era um drama policial com Lima Duarte, Lia de Aguiar, Walter Forster, Dionísio Azevedo e Yara Lins, contando a história de uma mulher estrangulada pelo marido com um fio de telefone. 
Em 22 de novembro as concessões do governo passam a existir e a TV Tupi (SP) ganha a sua, junto da TV Record, canal 7 de São Paulo e a TV Jornal do Commercio, canal 2 de Recife.
Em janeiro de 1951, é inaugurada por Assis Chateaubriand a TV Tupi do Rio de Janeiro (canal 6), o segundo canal de TV do país. Os dois canais operavam de forma independente um do outro, pois não havia na época satélite nem torres de transmissão ou videoteipe, sendo a programação de cada canal transmitida ao vivo.
Outros canais pioneiros dos anos 1950 foram:

TV Paulista, canal 5 de São Paulo, inaugurada em março de 1952;

 TV Record, canal 7 de São Paulo, inaugurada em setembro de 1953; Com a inauguração desses canais, São Paulo passou a ter em fins de 1953 três canais, e o Rio de Janeiro um canal (TV Tupi).



 Década de 1960

Sede da Rede Globo em São Paulo, a quarta maior rede de televisão do planeta.
Os anos 1960 foram um período de inovação na TV, numa época de mudanças nos costumes com a revolução sexual, revoltas estudantis (maio de 1968), e conquista da Lua.

Com a evolução técnica das emissoras, o videotape chega finalmente às emissoras brasileiras em 1960, trazido pelo humorista Chico Anysio, permitindo que os erros ao vivo fossem previamente corrigidos, que um programa pudesse ser gravado num horário diferente do horário de sua exibição, e ainda que o mesmo programa pudesse ser reprisado diversas vezes.

O videotape (VT) permitiu a inauguração no país de mais 27 novas emissoras, com 80% da programação exibindo em VT as produções realizadas no eixo Rio-São Paulo.

As primeiras transmissões de televisão via satélite no Brasil ocorreram em 1965. Nesse mesmo ano, em 26 de abril, entrava no ar a TV Globo do Rio de Janeiro, que mais tarde formaria a Rede Globo. Em 1967, a TV Bandeirantes de São Paulo começava as suas transmissões.

 Surge em 1960 a TV Excelsior de São Paulo, que viria revolucionar os padrões então existentes. A emissora introduziu uma filosofia de programação visando à industrialização de seus produtos televisivos e à valorização do profissional da área. O foco principal era a produção de telenovelas.

 A TV Cultura é inaugurada em setembro de 1960, pelos Diários Associados.

 Em 1963, a TV Excelsior nacionalizou a programação do horário nobre, até então dominado por seriados estrangeiros. O horário foi ocupado com a novela diária "2-5499 Ocupado", produzida pela própria Excelsior. A emissora foi também pioneira na implantação no país da transmissão em rede, ou seja, simultaneamente para várias cidades. Em 1970, a Rede Excelsior fecha as portas. No mesmo ano surgiu a TVE.

 A TV em cores no Brasil começa em 1962, quando a TV Excelsior de São Paulo transmite no Sistema NTSC o programa Moacyr Franco Show. Em 1963 a TV Tupi de São Paulo também experimenta a transmissão em cores e começa a transmitir o seriado Bonanza nas noites de sábado, também em NTSC. Mas o sistema não vingou, pois todas os receptores coloridos eram importados e custavam muito caro. As transmissões de TV em cores, no Brasil, só começariam efetivamente na década seguinte.

Em 1969, a TV Cultura é vendida à Fundação Padre Anchieta, sendo refundada no dia 15 de Junho, como uma emissora de televisão pública.



Década de 1970


A Copa do Mundo de 1970, no México, chegou em cores no Brasil em transmissão experimental para as estações da Embratel, que retransmitia para os raros possuidores de televisão colorida no Brasil. A Embratel reuniu convidados na sua sede no Rio de Janeiro, em São Paulo (no Edifício Itália) e em Brasília. O sinal, recebido em NTSC (padrão americano), era convertido para PAL-M e captado por aparelhos de TV instalados nas três cidades. Poucos puderam assistir aos jogos em cores. Conforme relato no livro "Jornal Nacional - 15 Anos de História" (1984, Rio Gráfica Editora - atual Editora Globo), na TV Globo havia, na época, apenas um aparelho de TV em cores.
Em outubro de 1970, mergulhada em dívidas, a TV Excelsior encerrava suas atividades.
Em 1971 o governo baixou uma lei determinando o corte da concessão das emissoras que não transmitirem uma porcentagem mínima de programas em cores. O sistema oficial passou a ser o PAL-M, que era uma mistura do padrão M do sistema NTSC e das cores do sistema PAL Europeu. O objetivo era criar uma indústria totalmente nacional, com seu sistema próprio.
Em 1972, com a regulamentação do sistema PAL-M no Brasil, ocorreu oficialmente a primeira transmissão em cores no Brasil, a partir de Caxias do Sul, RS, por ocasião da Festa da Uva, em 19 de fevereiro. Em 31 de março, inaugura-se oficialmente a televisão em cores no Brasil.

Para aumentar as vendas de receptores coloridos a Fábrica Colorado, patrocinou reprises de jogos de futebol todas as tardes nas TVs Bandeirantes e Gazeta. Com a Copa do Mundo de 1974, a venda de receptores coloridos colocou definitivamente o Brasil no mundo da TV em cores.

Formando redes nacionais que alcançavam grande parte do território brasileiro, a TV Globo e a TV Tupi lideravam a audiência na maioria das praças. As sucessivas crises administrativas e financeiras vividas pela TV Tupi ao longo da década de 1970 levaram a Rede Globo a assumir uma posição hegemônica no mercado televisivo brasileiro, quadro que perduraria até fins da década de 1980.
Com elevado padrão técnico, exibindo telenovelas de grande apelo popular, programas jornalísticos como Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter, além de filmes e séries norte-americanas, a Rede Globo tornou-se caso sui generis na história da televisão mundial, ao transformar-se em fonte primária ou única de informação para milhões de brasileiros, formando opiniões, criando costumes e definindo tendências. O poder de influência da Rede Globo junto à opinião pública brasileira é, até hoje, alvo de críticas por parte de setores mais intelectualizados da sociedade.




  
Década de 1980



Sede do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em Osasco, São Paulo.Em julho de 1980, o governo declarou peremptas as concessões de sete emissoras da Rede Tupi, inclusive as cabeças de rede em São Paulo e Rio de Janeiro, provocando o fim da mais tradicional emissora de TV do país. Os empresários Sílvio Santos e Adolpho Bloch ganharam as concessões dos canais de televisão vagos com o fim das TVs Tupi e Excelsior, após vencerem concorrência pública, da qual também participaram os grupos Abril e JB. Sílvio Santos lançou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), em 1981, de programação eminentemente popularesca. Dois anos depois, surgiria a Rede Manchete, de propriedade de Bloch, voltada para o público de maior escolaridade e renda.
O fim do regime militar e a promulgação da Constituição de 1988 significaram o fim da censura à imprensa e aos programas de televisão. Roque Santeiro, novela de Dias Gomes, cuja exibição havia sido vetada pelo governo militar na década de 1970, pôde, enfim, ser exibida pela Rede Globo em 1985, tornando-se um dos maiores fenômenos de audiência do gênero no país.

Em 1989, a TV Record, cujas ações até então pertenciam ao Grupo Silvio Santos e ao Grupo Paulo Machado de Carvalho, foi vendida ao empresário-bispo Edir Macedo.




Década de 1990


A disputa pela audiência entre as grandes redes de televisão acirrou-se a partir de 1990. Ainda que tenha mantido a liderança nos índices durante a maior parte da década, a Rede Globo enfrentou a concorrência da Rede Manchete e do SBT. Esporadicamente, a Rede Manchete chegou a liderar a audiência nas maiores praças, com programas como a novela "Pantanal" e o jornalístico "Documento Especial". Já o SBT apresentava na sua grade telenovelas produzidas no México e programas de apelo popular como o humorístico A Praça É Nossa, o jornalístico Aqui Agora e o programa de auditório Domingo Legal.

Nessa década houve o advento das redes em UHF. A MTV Brasil estreou em 1990. Em 1994, entra no ar a Rede Mulher (atual Record News) e, em 1995, a Rede Vida.
Também nesse período, a TV Cultura e a TV Record, ambas com sede em São Paulo, mais a CNT do Paraná, passaram a transmitir em rede.
Com início das operações da TVA, em 1991, surgiram as primeiras emissoras de TV por assinatura no Brasil. O setor de TV por assinatura, dominado pelos grupos brasileiros Abril e Globo e pelo conglomerado norte-americano News Corporation, apresentou crescimento tímido em seus primeiros quinze anos, e só viria a crescer mais tarde, impulsionada pela venda associada, por parte das operadoras, de serviços de banda larga de Internet.
O aquecimento da economia a partir da implantação do Plano Real, em 1994, provocou uma mudança no perfil do telespectador da TV aberta no Brasil. As camadas populares passaram a ter mais facilidade para adquirir aparelhos de televisão, o que teve reflexo na programação das emissoras de TV aberta. Passaram a predominar, na grade de programação das grandes redes de televisão, programas de conteúdo erótico, sensacionalista e de apologia à violência. A banalização do conteúdo televisivo passou a ser alvo de críticas de intelectuais, educadores e autoridades públicas brasileiras.
Após sucessivas crises financeiras, a Rede Manchete fechou suas portas em 1999. Em seu lugar, entrou no ar a RedeTV!, emissora de cunho popular e jovem, do empresário Amilcare Dallevo.


 
 Década de 2000

  
Com o crescimento da Internet, as emissoras de televisão passaram a lançar canais de interação com o público telespectador que gradativamente migrava para a rede mundial de computadores. Ao mesmo tempo que a audiência da TV aberta vem caindo nos grandes centros urbanos, aumentam os acessos aos sites que veiculam vídeos com conteúdo televisivo. Associado a esse crescimento, veio o sucesso dos programas de humor voltados para o público jovem, como o Pânico na TV, o CQC e o Legendários, repletos de interatividade.

A televisão digital entrou em operação comercial no final de 2007. Na mesma época, foi lançada a TV Brasil, primeira emissora pública lançada por iniciativa do governo federal.

  

A chegada da TV Digital ao Brasil


A Televisão no Brasil está passando por uma fase de transição para a transmissão digital, que proporciona uma qualidade superior de som e imagem.








A televisão e os Programas infantis



Xuxa, a mais famosa apresentadora infantil da TV Brasileira. Muito antes do advento de artistas infantis como Mara Maravilha, Xuxa e Angélica, como era praxe, a TV Tupi importou do rádio o primeiro programa infantil da televisão brasileira, o Clube do Guri (originalmente chamado de Gurilândia). O programa durou 21 anos no ar (1955 - 1976), misturando crianças-prodígio e mães-corujas vigilantes. Entre as principais atrações do programa, estavam musicais, declamação de versos de Castro Alves e canções com instrumentos musicais.

Mais tarde, a TV Tupi também emplacou outros sucessos infantis, como o Teatrinho Trol (1956 - 1966) e o Capitão Aza (1966 - 1979). Este último, além de suas atrações próprias, apresentava desenhos como Speed Racer e Corrida Maluca, além de outros clássicos como A Feiticeira e Jeannie É um Gênio, sendo pioneiro no formato do programa infantil que exibedesenhos animados.
A segunda geração dos programas infantis na televisão brasileira ficou a cargo da Rede Globo, responsável pela produção de célebres programas infantis como Capitão Furacão (1965 - 1969) que foi exibido pela e a primeira versão da Vila Sésamo(1972 - 1977).
Um dos programas infantis mais famosos da televisão brasileira é o Sítio do Pica-Pau Amarelo,cuja primeira versão estreou em 1951 e durou até 1963 na TV Tupi,a sua segunda versão foi produzida pela Rede Globo de 1976 a 1986 e a terceira versão foi produzida em meados da década de 2000.As três versões tinham formatos diferentes,mas tinham praticamente os mesmos personagens.
Um outro expoente desse período foi o Balão Mágico que foi o primeiro infantil da televisão brasileira apresentado por crianças que foi exibido por 3 anos de 1983 a 1986.
A terceira geração dos programas infantis da televisão brasileira teve ínicio nos primeiros anos da década de 1980,um novo formato de programas infantis.No qual,o formato era centrado na personalidade de suas apresentadoras.O primeiro programa a ter este formato foi Clube da Criança,exibido pela Rede Manchete de 1984 a 1995 com várias apresentadoras.Neste programa foram reveladas os dois maiores ícones do período Xuxa e Angélica que posteriormente iriam para a Rede Globo,apresentar programas do mesmo formato.Em 1986 Xuxa se transferia para a Rede Globo para apresentar aquele programa que é o símbolo do período o Xou da Xuxa que duraria 6 anos e teria o formato exportado para vários países da América Latina.Em contraponto,na disputa pela audiência o SBT também usaria o mesmo formato com Mara Maravilha ,Simony e Mariane,até os primeiros anos da década de 90.O formato ainda suspiraria em outras emissoras até os primeiros anos da década de 2000.
A quarta geração dos programas infantis da televisão brasileira teve ínicio nos primeiros anos da década de 90 e dura até hoje.O ínicio deste período foi a estréia TV Colosso em 1993,na Rede Globo e a substituição gradativa das apresentadoras por crianças e ou adolescentes no comando dos programas .O primeiro programa a fazer esta substituição foi a TV Globinho em 2000 e posteriormente,o SBT desenvolveria um novo formato.No qual,se basea na interatividade.Por meio de ligações telefônicas para o programa,os apresentadores sorteam prêmios por meio de brincadeiras com a participação dos telespectadores.o maior expoente deste período é a menina Maisa Silva que desde os quatro anos apresenta o Bom Dia & Cia com uma desenvoltura considerada precoce para sua idade.




 
A Televisão e a Educação


O modelo estrutural das TV educativas, instaladas principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo, geraram situações atuais complexas, mas sem dúvida possibilitaram algumas experimentações e formaram profissionais diferenciados, condições fundamentais que justificaram sua existência nesse complexo sistema brasileiro, dominado pelo modelo comercial de televisão. Foi ao refletir sobre a importância da televisão na vida de milhões de brasileiros, no número de horas que são passadas em frente ao aparelho, na carência educacional de nossa população e na força de penetração do veículo, que as TVs culturais e educativas fizeram nos anos 90 uma escolha estratégica: uma programação orientada para as questões da infância. A TV Cultura de São Paulo, ligada ao governo do estado de São Paulo e a TVE Brasil, emissora ligada ao poder federal e sediada no Rio de Janeiro, ao transmitir hoje em rede para as demais educativas brasileiras, muitas horas de programação infantil de extrema qualidade, conquistaram uma boa parcela dessas crianças e de seus familiares, oferecendo quantidade e variedade de programas infanto-juvenis, muitos deles produzidos no Brasil, conseguindo bons índices de audiência. 
 Com essa opção, podemos dizer que a programação caminhou ao encontro dos princípios da cidadania e, no decorrer de sua história de mais de 30 anos, nunca a TV educativa esteve tão perto da população como no momento em que fez essa opção determinante. Foi pensando nas crianças e nos jovens, indivíduos em formação, e pensando na educação dessa geração televisiva que a emissora conseguiu grande simpatia e justificou sua existência perante a sociedade. Os bons programas para crianças e sobre as crianças passaram a ser fundamentais, e a educação foi perseguida como pauta obrigatória, inclusive nos setores jornalísticos da TV. Outros produtos se somaram à família Rá Tim Bum, como A turma do Pererê, Cocoricó, Um menino muito maluquinho, Curta criança, entre outros. 
O Brasil se comunica pela televisão. hoje a TV reina em absoluta entre os brasileiros, com um impacto e força muito superior aos outros veículos. "A TV monologa dentro das casas brasileiras... A TV dá a primeira e a última imagem sobre todos os assuntos.... A TV une e iguala, no plano imaginário, um país cuja realidade é constituída de contrastes, conflitos e contradições violentas".
Há no Brasil cerca de 40 milhões de lares com pelo menos um aparelho de TV, e estima-se que em cada uma dessas casas exista em torno de duas crianças. Estatísticas recentes nos informam que os brasileiros e principalmente as crianças passam em média quase 4 horas em frente à TV e muitas delas estão fora da escola.





 

Já que hoje a Televisão é um dos meios de comunicação mais usado, não só pelos brasileiros ,como pelo mundo todo, porque então não usar da TV para fins Educativos, do que insistir em programas sem conteúdos e sem cultura nenhuma ?
Lembro que na meu tempo de criança existia-se muito mais desenhos "animados", que nos transmitia alguma mensagem boa. Hoje o que mais se vê são os desenho chamados de animados mais que de animados mesmo não tem nada! são apenas lutas, brigas, rivalidades, sem falar de uma criança que apresenta um Programa de televisão como se fosse uma mini adulta!
Como será as brincadeiras destas crianças (geralmente meninos), que só assistem desenhos de luta? 
Nos recreios o que mais vimos são brincadeiras de lutinhas, com direito a tiros e mortes.,onde um acaba até machucando o outro amiguinho.
Há pais que insiste em dizer que educação se dá na escola, mais como o Professor pode intervir na educação de uma criança acostumada a assistir desenhos violentos em casa?
Será que antigamente as crianças tinham mais medo dos pais ou eram mais bem educados, ou será que hoje as crianças tem mais contato com a violência?
E não digo isso pensando na violência das ruas.... digo pela violência dos desenhos e programas assistidos dentro de casa.
E ainda se perguntam, onde foram parar nossa crianças?
Vivemos hoje num mundo em que as crianças parecem já nascerem adolecentes.
Onde foram parar os desenhos infantis?
Aonde vão parar nossas crianças, ditas como o  futuro de nosso Brasil? 




 

 As Redes Televisivas ditas como públicas, deveriam dar mais valor para  nossas crianças e não deixar isso apenas para as redes privadas já que não são todas as crianças de nosso País  que tem acesso a TV por assinatura.


















Flávia dos Santos







 
 Referências


http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o_no_Brasil#D.C3.A9cada_de_1980 > acesso em: 03 set. 2010.

Carmona, B. Papel e a contribuição social da TV pública, Com Ciência, http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=18&id=182 > acesso em: 06 set.2010.

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