DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM:
Essa Responsabilidade é de Quem?
Seria um problema apenas da escola?
Qual a parcela que os Pais (Familia), possuem na vida escolar da criança.
Atuando em escolas Municipais (estágio)e Estaduais e em diferentes series, percebi
que as crianças que mais precisa de uma atenção diferenciada no aprendizado, ou seja as que tem dificuldade de aprendizagem, são as mesmas que possuem algum tipo de transtorno psicológico, afetivo, orgânicos ou social.
Em uma sala de aula de uma determinada escola do Municipio, com 24 alunos em sala com faixa etária entre 7 e 8 anos de idade, 10 dos que têm dificuldade, possuem diferentes tipos de transtornos, o mais comum entre eles é a familia desunida (pai e mãe separados, ou até mesmo ausentes da presença do Pai), outro fator que pude perceber é baixa auto estima entre os alunos.
Fazendo uma sondagem sobre a vida desses alunos, pude perceber entre vários aspectos que o que mais influencia no “não aprendizado” dessas crianças é a falta de comprometimento dos pais para com a vida escolar de seus filhos.
Existe hoje uma questão muito questionada na sala dos Professores, é a de que antigamente quando um aluno, no caso, o filho não ia bem a escola, a cobrança era para com os filhos e existia realmente um cobrança de notas e respeito dentro da escola. Hoje que mais vimos acontecer é pais entrando na escola para cobrar do Professor o mal rendimento de seus filhos, sem se importar com comportamento (conduta), comprometimento e responsabilidade tanto dos filhos como dos próprios pais.
Com tantos problemas de relacionamento, e convivio entre pais e alunos é normal vimos isto se refletir na vida escolar do aluno, e o que fazer quando não se sabe de quem cobrar a responsabilidade pelo aluno? O que fazer quando a tarefa que é um auxilio para a aprendizagem, volta sem fazer por não ter ninguém para ajuda-los em casa.
São situações complicadas dos dias de hoje que pode comprometer o dia de amanhã de uma criança.
É necessário que haja a junção de pais e escola, porém para isso é preciso que tanto escola como familia, sejam juntos, um ambiente de aprendizado, satisfação, cumplicidade e com respeito mútuo para com organizadores, pais e alunos.